sexta-feira, 19 de junho de 2009

Petições - concelho de Oeiras

Hoje dedico-me aos assuntos locais, os que nos afectam mais directamente, e que para já são dois:
1 - O crescimento descontrolado da construção em Carnaxide, com o consequente aumento de tráfego, ruído e poluição, pode vir a transformar uma localidade tranquila, com qualidade de vida, num pesadelo que não terá fim dado o conjunto de obras em curso e as que estão já programadas para futuro (eu sou testemunha disso pelo que vejo das janelas, na avenida onde se situa o Hospital de Santa Cruz). Os residentes em Carnaxide que desejem informar-se sobre este assunto e, no caso de quererem manifestar o seu desagrado ou preocupação, encontram todos os esclarecimentos bem como a oportunidade de assinarem a petição " Pelo crescimento sustentado da freguesia de Carnaxide", dirigida ao Presidente da Câmara de Oeiras, aqui.
2 - Na envolvente do Estádio Nacional está a ser construído um campo de golfe de 18 buracos, que implica o corte de muitas árvores e um acesso mais restrito das populações ao local, não só dos residentes no concelho como a todos os que lá se queiram deslocar. Neste momento as obras estão paradas, provisoriamente, por ordem do Tribunal, devido a uma Providência Cautelar. Podem saber mais através do blogue Amigos do Estádio Nacional. A petição contra essas obras, dirigida ao Secretário de Estado da Juventude e Desportos, encontra-se aqui.
Nota: As questões da freguesia de Carnaxide foram abordadas no dia 22 de Junho no programa Portugal em Directo da Antena 1, com entrevista a Carlos Alcobia, presidente da Associação de Moradores, disponível em: http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?prog=1043 (procurar programa de 22 de Junho). Por outro lado, também foram tema de um artigo publicado na secção Local do Jornal Público no dia 23 de Junho, que pode ser lido neste endereço: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1388111&idCanal=2100.

3 comentários:

Avo disse...

A ganância da Câmaras Municipais tem estado a estragar o nosso "habitat", não percebendo o que realmente constitui qualidade de vida. Infelizmente poucos munícipes têm a capacidade de mobilização e interesse para salvaguardar o ambiente das gerações futuras. Parabéns pelo seu trabalho e "FORÇA"...

Paulo disse...

O assunto foi ontem falado na Antena 1 (http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?prog=1043) e hoje saiu artigo mo Local do Público (http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1388111&idCanal=2100)
Obrigado por falar nesta iniciativa

Maria Josefa Paias disse...

Muito obrigada Avo e Paulo. Já ouvi a entrevista ao Presidente da Associação de Moradores que passou na Antena 1 porque a Associação teve a gentileza de me enviar essa informação e respectiva hiperligação. A do Jornal Público ainda não. A Associação sim, está com todo este trabalho, eu apenas o divulguei um pouco mais. Cumprimentos.