quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dia Mundial da Ajuda Humanitária

No ano passado, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), proclamou o dia 19 de Agosto como Dia Mundial da Ajuda Humanitária para assinalar o ataque de 19 de Agosto de 2003 contra o Hotel Canal em Bagdade, o qual causou a morte a 22 membros do pessoal das Nações Unidas, incluindo o então chefe da sua missão no Iraque, Sérgio Vieira de Mello, e fez mais de 150 feridos.
Em 2009 foram mortos, sequestrados ou gravemente feridos, em consequência de ataques, 260 trabalhadores humanitários, o número mais elevado de sempre e, quando se fizerem as contas no final deste ano, certamente que o número continuará a ser inaceitável tanto para quem ajuda como para quem é ajudado,  já que os ataques, suicidas ou não, continuam a verificar-se quase todos os dias, quer no Iraque, quer no Afeganistão onde ontem, num  ataque suicida em Cabul, foram mortos dois funcionários afegãos da ONU juntamente com outras sete pessoas.
Sendo os trabalhadores humanitários também veículos de conhecimento, designadamente sobre os direitos humanos fundamentais, têm vindo a tornar-se, também por isso, em alvos a abater quando tentam ajudar em sociedades em que os cidadãos não têm quaisquer direitos.
Homenageio assim todos os trabalhadores humanitários, os que continuam no terreno e os que deram a vida tentando melhorar a vida dos outros.

5 comentários:

Eduardo Miguel Pereira disse...

Bem lembrado Maria Josefa. Um dia a reter e que merecia outra atenção por parte de todos, em especial dos "media", que tanto alarido fazem com outras datas que em nada se comparam com a nobreza desta.

Manuela Freitas disse...

De facto é revoltante as mortes que têm acontecido a quem vai prestar ajuda humanitária.
Eu solidarizo-me nessa homenagem.
Bj querida Josefa,
Manuela

analima disse...

Uma homenagem que faz todo o sentido, Josefa.

Manuela Araújo disse...

Também presto a minha homenagem a todos os voluntários que abandonam o conforto das suas casas e põe a sua vida para ajudar quem já tem a vida em risco. E são mais precisos hoje que nunca. Obrigada a todos eles.
Bem hajam.
E bem haja a Josefa por lembrar o que a comunicação social esqueceu.
Um abraço

Maria Josefa Paias disse...

.
Eduardo, Manuela Freitas, Ana e Manuela Araújo muito obrigada pelas vossas palavras e pelo reconhecimento que o trabalho de todas estas pessoas maravilhosas merece.

Aproveito para justificar a minha pouca permanência na Net e, por consequência, a ausência de visitas aos vossos blogues e de respostas aos vossos últimos comentários, mas acontece que os meus trabalhos de voluntariado são mais necessários neste período e o tempo que me resta só me permite publicar coisas simples e rápidas. À noite estou tão cansada que adormeço mal me sento no sofá :)))

Espero a compreensão dos meus queridos amigos e que me desculpem.

Obrigada e beijinhos :))