sexta-feira, 10 de julho de 2009

João Calvino nasceu há 500 anos

João Calvino (Jean Calvin) nasceu a 10 de Julho de 1509 em Noyon, França, mas desenvolveu a sua actividade principalmente em Genebra, Suiça. Apesar de se ter formado em Direito é, no entanto, como reformador do cristianismo, e das suas implicações, que ficou conhecido, tanto na História das Igrejas como na História da Filosofia. Não vou tecer considerações sobre as suas reformas da sociedade e do Estado, que naquele tempo ainda poderiam ser consideradas cidades-estado, uma vez que ele defendia qualquer coisa semelhante ao que os Ayatolas iranianos do presente defendem, a não separação da Igreja e do Estado. Escolhi apenas alguns aspectos que curiosamente estão muito presentes nos dias de hoje.
Por exemplo, participou na primeira tradução francesa da Bíblia (atitude que Lutero viria a ter um pouco mais tarde, também, ao traduzir a Bíblia para as línguas germânicas), possibilitando a qualquer pessoa comum o acesso ao seu conteúdo que, até então, era privilégio de alguns iluminados que soubessem grego e latim.
Poder-se-ia considerar que "inventou" o capitalismo pois foi pela ética calvinista que se modelou o espírito da nascente burguesia capitalista: o espírito activo, agressivo, desdenhoso de todos os sentimentos, continuamente dirigido para o êxito. O próprio Calvino declarou como moralmente lícito receber juros de empréstimos e atribuíu um carácter sagrado à prosperidade económica.
(João Calvino viveu entre 1509 e 1564)
(O retrato supra é da autoria de A. Desenne)

Sem comentários: