sábado, 22 de janeiro de 2011

Dia de reflexão

Dia de reflexão, sim; para dar conselhos, talvez não, porque: 
«Dar bons conselhos é insultar a faculdade de errar que Deus deu aos outros. E, de mais a mais, os actos alheios devem ter a vantagem de não serem também nossos. Apenas é compreensível que se peça conselhos aos outros para saber bem, ao agir ao contrário, que somos bem nós, bem em desacordo com a Outragem.» 
Fernando Pessoa/ Bernardo Soares, Livro do Desassossego

4 comentários:

Manuela Freitas disse...

Olá Josefa,
Desconcertante sempre Fernando Pessoa!

Do Contraditório como Terapêutica de Libertação
Convicções profundas, só as têm as criaturas superficiais. Os que não reparam para as coisas quase que as vêem apenas para não esbarrar com elas, esses são sempre da mesma opinião, são os íntegros e os coerentes. A política e a religião gastam dessa lenha, e é por isso que ardem tão mal ante a Verdade e a Vida.
Quando é que despertaremos para a justa noção de que política, religião e vida social são apenas graus inferiores e plebeus da estética — a estética dos que ainda a não podem ter? Só quando uma humanidade livre dos preconceitos de sinceridade e coerência tiver acostumado as suas sensações a viverem independentemente, se poderá conseguir qualquer coisa de beleza, elegância e serenidade na vida.

Fernando Pessoa, in 'Idéias Políticas'

Beijinho,
Manuela

Maria Josefa Paias disse...

.
Manuela, e já que estamos com a mão na massa, ou seja, em Fernando Pessoa, na sexta-feira publiquei, mas só no Fb, esta:
«A coerência, a convicção, a certeza, são demonstrações evidentes - quantas vezes escusadas - de falta de educação. É uma falta de cortesia com os outros ser sempre o mesmo à vista deles; é maçá-los, apoquentá-los, com a nossa falta de variedade.» (Fernando Pessoa, Ideias Políticas)

É, de facto, um manancial.

Beijinho :)

Teresa Santos disse...

Uma alma inquieta que nos continua a inquietar/questionar.

Maria Josefa Paias disse...

.
E é, para mim, um desafio constante, Teresa :)

Obrigada pela visita e boa semana.