domingo, 19 de julho de 2009

Apolo 11 - já passaram 40 anos?

A minha madrugada "lunar" de 20 de Julho de 1969 foi ocasião para mais uma "colisão" com a minha mãe (o meu pai era do género calado e mais aberto às conquistas da ciência). Enquanto eu, em gozo de férias do Liceu no casarão do Alentejo, não conseguia tirar os olhos do televisor e ouvia os comentários do José Mensurado, a minha mãe pedia-me, de 15 em 15 minutos, lá do seu quarto onde tentava dormir e que não conseguia por causa do reflexo da luz do televisor, que desligasse "aquela coisa", e me perguntava "por que é que queres ver essas coisas sem interesse nenhum?" De facto, para ela, não só não tinha interesse como não acreditava que alguém pudesse pôr um pé na Lua. E permaneceu com essa convicção até à sua morte em 2003, com 85 anos. A mim competia-me respeitá-la nisso. O que me deixa sem palavras são algumas mensagens que recebo por correio electrónico, com todo o tipo de teorias da conspiração sobre a alunagem e com uma conclusão igual à da minha mãe que, parece, os remetentes também partilham.
Agora que já não tenho ninguém que me peça para desligar "aquela coisa", e nem tenho muito interesse por televisão, tenho, isso sim, muitas saudades da minha mãe, apesar de discordarmos em quase tudo.
Para quem tenha paciência para seguir ao segundo o que se passou então, tem, entre outros, o sítio http://wechoosethemoon.org/ .
(na foto acima: Aldrin fotografado por Armstrong; Collins estava no módulo em órbita)

5 comentários:

analima disse...

Pois é, já passaram 40 anos. Obrigada pelo link. Eu não tenho memória desse dia mas lembro-me de, anos depois, em casa, ainda se discutir a veracidade daquelas imagens. E também era a minha mãe a mais céptica. Aliás, acho que ainda é. Era o meu avô, seu pai, que, leitor de jornais e homem aberto às novidades, me dizia que, sim, o homem tinha chegado à Lua e chegaria ainda muito mais longe! E eu sempre acreditei nele!

Maria Josefa Paias disse...

Analima, muito obrigada. Hoje sabemos que nos meses seguintes mais missões Apolo tiveram lugar e mais 10 homens estiveram na Lua a recolher amostras para estudo(no total trouxeram para a Terra 400 Kg de material), algum desse material está exposto em Museus de Ciência nos EUA.
Um abraço.

Maria Josefa Paias disse...

Analima, esqueci-me de lhe dizer que vou guardando algumas imagens de Marte para o que der e vier, porque creio que é o objectivo seguinte. Mas penso que a chegada do homem a Marte será a que você vai ver e não já eu.
Um grande abraço.

analima disse...

Nós também ainda temos cá, no museu da Universidade de Coimbra, até dia 24, um fragmento de rocha lunar.
Quanto à chegada do homem a Marte não sabemos quando será mas sabemos ainda menos quem a verá!

vbm disse...

Foi uma noite inolvidável. Mudei de filosofia depois daquele feito. Passei a respeitar mais a teoria e menos a experiência: - Porque os americanos foram à Lua e vieram! Não foi só tentar. Foi ir e vir. Ora, isto requer muita e muita teoria e não simplesmente experiência... de vida!