quarta-feira, 28 de abril de 2010

Aygül Özkan, um exemplo de integração ao mais alto nível na Alemanha

Tomou ontem posse Aygül Özkan, na imagem, como Ministra dos Assuntos Sociais da Baixa-Saxónia, Alemanha, sendo também vice-presidente da CDU em Hamburgo.
Nada disto teria relevância, não fosse o facto de a Ministra ser muçulmana, crente, embora muito secularizada, e ser membro da CDU desde 2004, cujo presidente regional do Partido é o democrata-cristão Christian Wulff, que a escolheu numa remodelação que resolveu fazer no governo daquela região.
A sua nomeação seria impensável há algum tempo atrás num Partido profundamente marcado pelos valores cristãos, e numa Alemanha que há uma dezena de anos ainda considerava que não era um país de imigração. Mas com Angela Merkel, e com inúmeros debates sobre integração, as coisas mudaram.
Quem não ficou satisfeita com a escolha foi a ala mais conservadora e católica da CDU, aqueles que se sentiram maltratados pela Chanceler Merkel que, discretamente, modernizou o seu Partido sobre os temas de sociedade, sendo o seu próprio modo de vida um sinal de como essa mudança se iniciou, pois Angela Merkel é uma mulher activa, protestante, sem filhos e em união de facto há muito tempo, e com origem no leste da Alemanha, factor que, em princípio, não lhe seria muito favorável para a carreira política e as funções que exerce.

Foto por AFP/ Nigel Treblin
Fonte: RFI

5 comentários:

Eduardo Miguel Pereira disse...

Excelente exemplo. Esperemos que faça escola.

Ana Paula Sena disse...

Parece-me ser um caso que constitui óptima notícia para os caminhos da liberdade...

Obrigada, Josefa.

Um abraço :)

Maria Josefa Paias disse...

.
Olá Eduardo e Ana Paula,

Muito obrigada pelos vossos comentários.

No dia em que escrevi este texto, à noite, tomei conhecimento de que a Ministra Aygül Özkan tinha sido ameaçada por um grupo neo-nazi e, portanto, já estava com protecção policial 24 horas por dia. O que não retira, antes pelo contrário, a importância deste exemplo.

Beijinhos:))

Manuela Freitas disse...

Olá Josefa,
Realmente é um bom e corajoso exemplo, mas como disse, já está a sofrer pressões, ainda há muitos preconceitos a ultrapassar!
Bj,
Manuela

Maria Josefa Paias disse...

.
Olá Manuela Freitas,

É como diz, daí que os primeiros passos na direcção oposta mereçam relevo e publicidade.

Beijinho:))