quarta-feira, 28 de julho de 2010

Adesão da Islândia à UE - Sim!, Não!, Talvez...

Quem pensasse que os islandeses não tinham outra saída para a sua própria crise financeira de há um ano senão a adesão à União Europeia (UE), talvez seja tempo de conhecerem um pouco melhor a fibra dos 300.000 habitantes daquela ilha. Aliás, a adesão da Islândia à UE nem implica um processo muito complicado, uma vez que há mais de quinze anos que já participa no mercado comum, faz parte integrante do espaço Shengen de livre circulação de pessoas e aplica quase três quartos das leis que a UE julga necessárias a uma adesão.
Então por que é que a tendência do "sim", que se verificava há um ano, se transformou num "não" para 60% do islandeses questionados agora? É que tiveram oportunidade de ver o modo como a UE lidou com a crise global, em particular a zona euro, tendo a própria crise grega feito com que os islandeses começassem a duvidar da sua fé no euro. Fé essa completamente perdida quando a Grã-Bretanha e a Holanda exigiram aos contribuintes islandeses que indemnizassem os cidadãos britânicos e holandeses afectados pelo naufrágio da Banca islandesa Icesave, o que recusaram através de referendo por 93,3%. E é também este episódio que está na origem do actual "desamor" entre a Islândia e a UE.
Por outro lado, a Islândia tem, neste momento, um governo de coligação entre social-democratas e verdes, sendo os primeiros favoráveis à adesão e os segundos nem por isso. Assim, a maioria no Parlamento está de acordo com a continuação das negociações mas não sobre a adesão, o que torna a posição da primeira-ministra social-democrata Johanna Sigurdardottir, muito delicada.

Na foto: Johanna Sigurdardottir
Fonte: RFI

2 comentários:

Manuela Freitas disse...

Olá Josefa,
Este caso da Islândia de facto é sintomático do desencanto que muitos sentem relativamente à UE. Eu nunca fui europeísta, o meu cepticismo, fez-me logo ver os contras e muito mais quando em pouco tempo a nível profissional, foi atingida pela adesão de Portugal. Mas claro isto é um caso pessoal, sem grande importância para o todo.
Será que os prós justificam os contras? Será que tinha que ser? Com certeza que a crise mundial abalou a EU!
Como a Josefa titulou, sobre a UE, eu também tenho andado no, NÃO! SIM!, TALVEZ...Não seguindo a mesma ordem das palavras.
Beijinhos,
Manuela

Maria Josefa Paias disse...

.
Olá Manuela,

Desde sempre, a minha posição face à Europa foi e é a mesma, "no matter what": SIM! E de vez em quando até a trato por "querida Europa" :))

Beijinho e bom fim-de-semana.