Nos próximos dias 27 e 28 de Outubro, entre as 9.00h e as 18.00h, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, com entrada livre, realizar-se-à uma conferência internacional sobre o tema em título, que poderá ser acompanhada em directo "online" em http://live.fccn.pt/fcg/.
Dia 27:
9.30h - As alterações climáticas como força decisiva de mudança global, por David King, Director da Smith School for Enterprise and the Environment, Oxford.
14.30 - O estado do ambiente e as suas dimensões sociais. Moderador: George Polk, Soros Climate Fund Management, Londres.
- Terá a biodiversidade futuro?, por Miguel B. Araújo, Universidade de Évora.
- O imperativo ético da sustentabilidade na gestão da água, por Pedro Arrojo-Agudo, Universidade de Saragoça.
- A crise do ambiente e o futuro da agricultura, por José Lima Santos, Universidade Técnica de Lisboa.
17.00h - Programa Gulbenkian "Próximo Futuro", Presidente: António Pinto Ribeiro
- A felicidade na sociedade de hiperconsumo, por Gilles Lipovetsky, Universidade de Grenoble.
Dia 28:
9.30h - O estado do ambiente e as suas dimensões económicas. Moderadora: Susana Fonseca, Quercus.
- A Europa, Os E.U.A. e a China depois da crise: à procura de novos modelos de crescimento sustentável?, por Allan Larson, Universidade de Lund, Suécia.
- Os cidadãos como actores do desenvolvimento sustentável, por Malini Mehra, Directora-Executiva do Centre for Social Markets, Delhi.
- O mercado de emissões e o futuro da economia do carbono, por Pedro Martins Barata, Centre for Clean Air Policy, Washington.
11.30h - Definindo um rumo para o futuro dos oceanos: a situação actual e as perspectivas futuras, por Julie Packard, Directora-Executiva do Monterey Bay Aquarium.
14.30h - A governança para o desenvolvimento sustentável: uma perspectiva, por Nitin Desai, Ex-Subsecretário-Geral das Nações Unidas, Distinguished Fellow, The Energy & Resources Institute, Índia.
- Alterações climáticas: a perspectiva Europeia, por Alex Ellis, Embaixador do Reino Unido em Portugal.
- Uma nova política de sustentabilidade com a Administração Obama: progressos e obstáculos, por Miranda Schreurs, Environmental Policy Research Centre, Freie Universität, Berlim.
17.00h - Será possível um futuro sustentável?, por Jonathan Porritt, Presidente do Forum for the Future, Londres.
18.00h - Encerramento por Viriato Soromenho-Marques, Coordenador Científico do Programa Gulbenkian Ambiente.
Nota: todas as intervenções estão disponíveis em pdf no endereço acima da Fundação Calouste Gulbenkian, Agenda, Eventos.
7 comentários:
Olá Josefa
Se não fosse aqui o Restolhando, passava-me a divulgação desta importante conferência lá pelo Sustentabilidade.
Como hoje não tenho tempo para escrever um "post", vou colocar uma imagem na barra da direita com um link à Gulbenkian.
Obrigada por estar atenta e um abraço
O grande problema do ambiente, onde por um lado prolifera a alienação das pessoas, muita teoria e pouca prática e por outro, o grande «cavalo de batalha» são os interesses económicos... e todas as suas consequências.
Esta informação é de facto muito útil.
Nunca tinha entrado neste seu blog e todos os assuntos abordados são grande interesse.
Beijinho
Como hoje tenho duas Manuelas, tenho que utilizar os apelidos.
Manuela Araújo,
Só soube deste evento ontem à noite por volta das 23.30h já no final do programa Câmara Clara da RTP2. Pelo que só tive tempo de aceder ao sítio da Fundação e recolher o maior número possível de elementos para facilitar a vida a quem queira ir, uma vez que é muito sobre o acontecimento.
Ainda bem que pude ser-lhe útil.
Um beijinho.
Josefa
Manuela Freitas,
Muito obrigada pelas suas palavras sobre o «Restolhando».
Quanto ao que há a fazer pelo ambiente, e porque as teorias não resolvem o problema, embora sejam úteis para alertar e programar iniciativas, cabe a cada um de nós fazer a nossa parte para não o deteriorar ainda mais.
Um beijinho.
Josefa
Aqui também se aprendem coisas importantes. :) Já tinha ouvido falar da conferência mas, só aqui, tomei conhecimento do programa o que me permitiu organizar-me para assistir hoje à apresentação de Gilles Lipovetsky de quem, há anos, li um livro de que gostei bastante. Foi muito interessante. Quando tiver tempo escreverei qualquer coisa sobre o assunto. Obrigada pela dica.
Analima,
Espero que veja de novo o programa, porque a intervenção de Gilles Lipovetsky é a última do dia 27, por isso já foi!
Mas como para tudo há remédio menos para a morte, como costuma dizer-se, pode ler a intervenção dele se for ao sítio da Gulbenkian e descarregar o respectivo ficheiro em pdf.
Muito obrigada pelas suas palavras.
Um abraço
Provavelmente expliquei-me mal. Quando escrevi o comentário a intervenção já tinha acontecido. Mas eu estive lá, assisti e tirei umas notas. Daí ter dito que foi interessante.
Enviar um comentário