domingo, 28 de março de 2010
sexta-feira, 26 de março de 2010
Uma excelente notícia sobre turismo no Alentejo
Informações complementares sobre o Congresso estão no portal alentejano.
quinta-feira, 25 de março de 2010
Hoje, será um dia como os outros ?
Creio que todos saberão que o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) não carece de aprovação do Parlamento português, tem sim que ser aceite pela Comissão Europeia, e o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, já elogiou o documento. Por outro lado, o Fundo Monetário Internacional (FMI) também considerou o PEC, se aplicado com rigor, suficiente para atingir o objectivo de redução do défice.
Então por quê todo este alarido sobre se o PSD vota contra ou se se abstém? É que o Governo apresenta também um Projecto de Resolução de apoio ao PEC com o objectivo de obter dos partidos da oposição um apoio alargado para a execução das medidas enunciadas no PEC, até 2013, ou seja, uma espécie de compromisso para que a concretização dessas medidas não encontrem entraves pontuais quando, essas sim, necessitarem de apoio parlamentar.
Assim, se a oposição votar hoje contra este documento, nada acontece de imediato em termos governativos, mas terá sim implicações nos mercados internacionais e nos critérios de avaliação das Agências de Rating. E do mesmo modo que ontem a Fitch diminui a classificação da República Portuguesa, o que resultou num aumento nas taxas de juro que o Estado tem de pagar, poderá esta mesma agência, ou outras, alterarem as suas avaliações nos próximos dias ao verem que esse compromisso com os outros Partidos não foi possível de alcançar e interpretarem a situação como um sinal de instabilidade política.
De uma coisa não nos podemos esquecer, é que de modo algum a nossa economia crescerá por si mesma (importamos quase 80% do que consumimos), e assim sendo, a nossa atenção tem que se orientar para a Alemanha, a França e a Espanha, porque dependemos, isso sim, do sucesso que essas economias conseguirem alcançar, pois são estes os países para onde habitualmente mais exportamos e, por isso, o sucesso deles será em parte a nossa tábua de salvação. Mas, como também sabemos, isso não é algo de garantido, pelo que já seria tempo de começarmos a produzir mais, não só do que necessitamos para consumo interno para não continuarmos tão dependentes do exterior, diminuindo assim a factura das importações, como no crescimento e na diversificação da nossa indústria e comércio, porque a prestação de serviços não é solução e é ainda mais facilmente deslocalizável.
Não creio que este PEC seja o que o país necessita. Preferia que contivesse cortes sérios nas despesas de funcionamento do Estado, entre outras, e que não se incomodassem os contribuintes com salários ou reformas inferiores a mil euros. Mas também sei que o país só tem a perder com uma crise política, e é o país que me interessa, por isso é este PEC que temos, será este que temos que cumprir até 2013, a não ser que a Comissão Europeia faça connosco o que fez com a Grécia que teve que elaborar três documentos até ser aceite.
Assim, hoje será um dia como os outros, a não ser que o Primeiro-Ministro, na eventual falta de apoio de outros Partidos, apresente a sua demissão e o Presidente da República a aceite.
terça-feira, 23 de março de 2010
Essa foi forte !
Para quem ainda acha que o que se passa por cá não tem qualquer repercussão externa, aqui fica uma pequena amostra.
domingo, 21 de março de 2010
Porque hoje é dia 21 de Março
No ciclo eterno das mudáveis coisas
Novo inverno após novo outono volve
À diferente terra
Com a mesma maneira.
Porém a mim nem me acha diferente
Nem diferente deixa-me, fechado
Na clausura maligna
Da índole indecisa.
Presa da pálida fatalidade
De não mudar-me, infiel renovo
Aos propósitos mudos
Morituros e infindos.
Odes/ Ricardo Reis
terça-feira, 16 de março de 2010
Afinal foi o PSD que fez a asneira de ter copiado os Estatutos do PS !
A questão da liberdade de expressão dos militantes do PSD e as respectivas sanções no período referido levou, entretanto, o PS a dizer que ia apresentar o assunto para debate na Assembleia da República com o argumento de que é inconstitucional além de um atentado à liberdade de expressão.
Ouvi há pouco, no noticiário das 19.00 h da Antena 1, o Prof. Jorge Miranda dizer que, de facto, era inconstitucional e o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa dizer que não era inconstitucional, mas que tais limitações não faziam sentido e tinham que ser revogadas, acrescentando ainda que a asneira do PSD foi ter copiado isso dos Estatutos do PS.
Então, em que ficamos? Se constam dos Estatutos do PS, com que cara é que este vai debater o assunto na Assembleia da República (uma vez que já vimos como ficaram indignados por aquelas regras terem sido adoptadas pelo PSD)?
Alguém não está a dizer a verdade toda e eu não tenho os Estatutos dos Partidos à mão para desfazer as dúvidas.
Há quem diga que temos o que merecemos, mas não me conformo com isso. Merecemos melhor, muito melhor.
A Bolsa do Voluntariado da ENTRAJUDA associou-se ao Projecto Limpar Portugal
Para os mais distraídos, direi que esta Bolsa do Voluntariado é a que, duas vezes por ano, reúne voluntários que recolhem os produtos, junto dos supermercados do país, que os cidadãos queiram dar para as diversas delegações do Banco Alimentar contra a Fome.
Deixo aqui o teor dessa mensagem:
"A Bolsa do Voluntariado da ENTRAJUDA, associou-se à iniciativa Limpar Portugal, um movimento cívico que tem como principal objectivo limpar a floresta portuguesa e os espaços urbanos num só dia. Inspira-se na acção realizada na Estónia em 2008, que reuniu 50.000 voluntários e recolheu 10.000 toneladas de lixo em 5 horas.
O objectivo é juntar no próximo sábado no dia 20 de Março de 2010, o maior número de pessoas para que, numa acção cívica voluntária, possamos fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta e pelo futuro dos nossos filhos.
NO DIA 20 DE MARÇO, VAMOS LIMPAR PORTUGAL! MÃOS À OBRA!
Participe e divulgue."
Para inscrições e mais informações consulte os sites:
www.limparportugal.org
http://limparportugal.ning.com
segunda-feira, 15 de março de 2010
O Povo Violeta
No passado Sábado, dia 13, os italianos vieram para a rua, mais concretamente para a Praça do Povo no centro de Roma, por se lhes ter acabado a paciência com os tiques do Primeiro-Ministro Sílvio Berlusconi, quer no que diz respeito às suas demonstrações constantes de falta de educação, que os envergonham, quer às suas tendências autoritárias e de pouco respeito pelas leis que não lhe convêm quando, recentemente, estas impediram o seu Partido de apresentar listas de candidatura fora do prazo estipulado.
Não há dúvida que os italianos parecem ter uma paciência infinita, mas também é verdade que já o elegeram várias vezes e que tem sido o único a permanecer no cargo por períodos superiores a três ou seis meses que é o tempo que costumam durar os governos italianos há décadas.
Desta demonstração do Povo Violeta, cor que escolheram por esta significar, segundo disseram, "a recuperação da consciência", espera-se não só que não percam de novo a consciência agora recuperada mas que a usem bem em próximos actos eleitorais. Mas talvez aí o problema seja de memória.
Dia Mundial dos Consumidores
Neste dia mundial dos consumidores, que é especificamente dedicado aos serviços financeiros, não vou falar de taxas, comissões e muito menos dos próprios serviços financeiros prestados pelos Bancos, porque não são novidade para ninguém.
Resolvi, por isso, utilizar um soneto que Natália Correia escreveu para a Revista do Cooperativismo e da Defesa do Consumidor, Come & Cala, em Dezembro de 1981, e que, pelo menos, não será tão conhecido.
em que o marchante de toda a tralha acampa,
do apetite bem espremido o sumo
o consumido também consome a campa.
Vais do teu tempo à morte, homem sem humo,
oco e lançado, mas não pela tua rampa.
Ditam-te o pasto; és rês e deitas fumo.
És só pressão; e não te salta a tampa.
E, no último anel desta espiral,
com recibos por coluna vertebral,
do gesto aquisitivo, a estrénua caça
remexendo em ruínas e concheiros,
de humanos dias, só acha, verdadeiros,
restos de um anjo com dentadura falsa.
(de Poesia Completa, D. Quixote, 1999)
segunda-feira, 8 de março de 2010
John Lennon - Woman is the "N" of the World
Precedida por uma entrevista a John Lennon, que esclarece o sentido em que é usado aqui o termo "nigger".
sexta-feira, 5 de março de 2010
quarta-feira, 3 de março de 2010
Comissão Europeia aprovou o cultivo de batata geneticamente modificada
Após treze anos de estudos e burocracias, a Comissão Europeia aprovou ontem o cultivo da batata geneticamente modificada Amflora, desenvolvida pela BASF, grupo químico alemão, para fins industriais como o fabrico de papel e de têxteis, no espaço da União Europeia, e a BASF planeia iniciar ainda este ano o seu cultivo em 250 hectares de terreno situados na República Checa, Suécia e Alemanha.